quarta-feira, 24 de junho de 2009

Macaco raro é roubado do Zoológico de Bauru

O único exemplar do macaco "saguinus bicolor" - animal raro e constante da lista dos ameaçados de extinção elaborada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) - existente no zoológico municipal de Bauru foi roubado na madrugada de ontem. Funcionários do parque encontraram ao amanhecer, no lugar do bicho, uma chave de fenda e uma blusa no interior da jaula, cujo cadeado foi arrombado.Ultimamente encontrado só na Amazônia, o exemplar encontrava-se em Bauru desde 1999, quando foi trazido do centro de primatologia do Rio de Janeiro.
O biólogo Luiz Antonio da Silva Pires, diretor do parque, disse que o objetivo era formar um casal para tentar a reprodução em cativeiro e que, como não existem fêmeas disponíveis no Brasil, mantinha contatos com organizações preservacionistas internacionais para trazer uma da Europa. O sagüi tem 30 centímetros de altura, cara pelada e corpo coberto por pelos brancos e marrons. Também é conhecido como sagüi de cara nua ou sagüi de coleira.

Pires diz que o furto de animais é raro no zôo de Bauru. O último foi um periquito retirado de um bando de cinco exemplares, há dois anos. "Mas com esse sagüi é diferente porque não é um animal bonito que possa chamar a atenção para domesticação ou possa interessar ao comércio" - diz, acreditando na possibilidade de que o furto tenha sido obra de conhecedores do ramo, supostamente ligados ao tráfico internacional de animais.

Além do registro da ocorrência policial e da divulgação do furto pela imprensa regional, a direção do parque ainda comunicou o Ibama, pedindo que todas as unidades do órgão sejam informadas e estejam alertas para a possibilidade de apreensão do animal em outras regiões do País ou nas fronteiras. O diretor e técnicos do zôo de Bauru acreditam que a aparência exótica do animal possa contribuir para a sua localização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário